㋡
Essa receita foi elaborada em parceria com a Fran Abbud - @franabbud - Chefe Educadora em Culinária Viva e parceira do Hzen. Pesquisamos e buscamos receitas, sabores e diversidade em nossos pratos. Procuramos o equilíbrio e acima de tudo nosso bem-estar. Como mãe e filha já testamos várias dietas juntas, mas entendemos que cada ser humano é único e reage de forma diferente com suas necessidades e particularidades nutricionais. Nosso intuito com a playlist de receitas é mostrar o caminho de uma cozinha com alternativas para pessoas que tem alergias e intolerâncias, compartilhar receitas gostosas e saudáveis com poucos ou nenhum produto processado e/ou industrializado. Antes de fazer qualquer mudança em sua dieta, converse com um profissional da área da saúde para te orientar.
As duas receitas são super fáceis de fazer e extremamente saudáveis.
Estávamos com muita dificuldade em acertar a versão no forno (sempre fizemos no desidratador)
Pedi ajuda para o pessoal no instagram, muitos comentaram que se deixasse o fogão um pouco aberto, funcionaria. E foi um sucesso mesmo! Além de ser bem mais rápido do que o desidratador conseguimos chegar na crocancia esperada. Muito obrigada a todos que participaram. Veja o post no insta clicando aqui.
Veja o post do insta aqui
Como foi o processo no fogão
Se é a sua primeira vez fazendo crackers, saiba que muita atenção é pouco. Por mais que ela demore para esquentar, é fração de segundos para começar a queimar nas bordas e acabar de uma vez com toda a sua receita =/. Não sei quantas milhões de vezes tentamos e falhamos.
Veja essas dicas legais que compartilharam comigo.
Deixe o forno entre aberto.
Temperatura baixa - 180 graus.
A espessura pode alterar o tempo no forno, então espalhe na forma com uma espatula e deixe com uma altura padrão os centros e as bordas.
Uma torrada não pode voltar a ser pão.
Para essa receita usamos as sobras de amêndoa do leite vegetal. É uma ótima fonte de energia e vitaminas. Não deixe de conferir nossa série sobre leite vegetal. No primeiro episódio mostramos como fazer leite vegetal usando sementes ou oleaginosas, no segundo ensinamos a mudar a consistência do leite vegetal (espuma e creme de leite) e por último como reaproveitar os resíduos de leite vegetal (receita de pasta para comer como aperitivo e de cookie). Para os alérgico a lactose ou pessoas que fazem uma dieta vegetariana estrita é uma ótima opção :)
Receita
Doce
1 xícara de polpa de leite de amêndoa
1/2 xícara de coco em flocos sem açúcar
1/4 de xícara de pasta de oleaginosa (usamos a de amêndoa)
1 e 1/2 colher de sopa de óleo de coco (derretido)
2 colheres de chá de xarope de tâmara (pode ser néctar de coco ou xarope de bordo)
1 pitada sal
a gosto nibs de cacau
Geladeira por 2 horas
Manter na geladeira para guardar
Salgada
1/2 xícara de semente de girassol
1/2 xícara de gergelim
1/2 xícara de semente de abóbora
1/2 xícara de polpa de resíduo de leite amêndoa
1 xícara de tomate seco picado ou 2/3 de xícara de molho de tomate temperado
2 dentes de alho
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
4 colheres de chá de oregano
1/3 de xícara de chia
Vídeo (veja como fazer as receitas)
Comments