ℂ𝕦𝕤𝕔𝕦𝕫
Essa receita foi elaborada em parceria com a Fran Abbud - @franabbud - Chefe Educadora em Culinária Viva e parceira do Hzen. Pesquisamos e buscamos receitas, sabores e diversidade em nossos pratos. Procuramos o equilíbrio e acima de tudo nosso bem-estar. Como mãe e filha já testamos várias dietas juntas, mas entendemos que cada ser humano é único e reage de forma diferente com suas necessidades e particularidades nutricionais. Nosso intuito com a playlist de receitas é mostrar o caminho de uma cozinha com alternativas para pessoas que tem alergias e intolerâncias, compartilhar receitas gostosas e saudáveis com poucos ou nenhum produto processado e/ou industrializado. Antes de fazer qualquer mudança em sua dieta, converse com um profissional da área da saúde para te orientar.
A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.
Sou apaixonada por essa receita. Essa versão saudável de cuscuz, rende bastante e pode ser congelada para comer em outro momento.
Sabe o que é mise en place?
"Mise en place, termo com origem no francês, significa “colocado no lugar” ou “posto em ordem”. Sabe quando você assiste a um vídeo de receita e todos os ingredientes estão picados, moídos, pesados, enfim, devidamente preparados para o uso? É disso que estamos falando.
Fazer a mise em place (pronuncia-se “miz an plas”) é não só uma forma de organizar o processo de confecção de um prato, mas uma etapa essencial para o sucesso da receita. Isso porque, não adianta nada amarrar o avental e ligar o forno, se antes não for feito um processo de checagem de utensílios e ingredientes...".
Texto retirado do site: https://cozinhatecnica.com/2014/12/o-que-e-mise-en-place/
Ser nordestino é um estado de espírito, cuja sintonia está ligada diretamente com o cuscuz e a rapadura.
Além do mise en place você vai precisar de um molho já temperado de tomate. Coloquei abaixo como fazer um molho de tomate super gostoso :D
Receita molho de tomate
2 latas de molho de tomate ou 12 tomates sem casca cozinhados
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola grande picada
2 dentes de alho médio
520 gramas de água Sal à gosto
Uma pitada de açúcar
Para quem gosta pode colocar manjericão
Como fazer
Cozinhe o tomate e bata no liquidificador com as 520 gramas de água. Coe e reserve.
Refogue a cebola e o alho em uma panela com azeite e coloque o molho coado. Deixe cozinhar até começar a engrossar. Depois desligue o fogo e tempere com o restante dos ingredientes.
Receita Cuscuz
320 gramas de shitake
480 gramas de polpa de tomate refogado com azeite, sal e alho (receita a cima)
200 gramas de azeitonas pretas
270 gramas de palmito
300 gramas de ervilha
1 xix de farinha de mandioca torrada
2 xic de farinha de milho
¾ de xic de azeite
300ml de caldo de legume natural - caseiro
1 tomate em fatias para decorar
Vídeo
Comments