Consumir com consciência e apoiar quem faz a diferença.
Como consumidores, temos o poder de decidir o futuro das empresas que prosperarão no futuro.
Conheci as meninas da Ciclo no começo da ano. Nesse vídeo elas contam um pouco do cenário atual do mercado de moda e como conseguiram criar uma marca inovadora e cheia de propósito.
Existem várias marcas conscientes no mercado. Veja no meu Guia de Vida sustentável.
A moda sai de moda, o estilo jamais.
Coco Chanel
Informações da Ciclo:
Nome: Ciclo Upcycling
Instagram: https://www.instagram.com/cicloupcycling/
Facebook: https://www.facebook.com/cicloupcycling/
Sobre a ciclo
O futuro que nós queremos;
O consumo pode ser consciente. O trabalho pode ser valorizado. Roupas usadas podem renascer como novas. É tudo uma questão de escolha.
(Texto Retirado do Site da Ciclo - https://cicloupcycling.com/vamos-falar-sobre-sustentabilidade/ )
Com a consciência bem tranquila sabendo que estamos dando passos largos para a revolução da moda e do planeta.
Vamos falar sobre sustentabilidade?
A indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta, o fast-fashion é um dos grandes responsáveis por isso. Cria na nossa cabeça uma consciência do descarte regular, faz com que as pessoas não pensem em suas peças como peças de roupa com todos os preços super baixos e uma rotatividade alta. Faz com que seu consumidor pense na peça como uso único assim como um copo descartável (aliás copos descartáveis são péssimos). “Se eu usar só uma vez já valeu, foi tão baratinho.”
Mas deixa eu contar para vocês que isso é uma tática administrativa e marketeira, da melhor qualidade em termos financeiros, porém a menos consciente, aquela que não está nem aí para o planeta, assim como para os seus fornecedores e toda cadeia produtiva. E aqui vai mais um segredo, ela também não está nem aí pra você, consumidor.
Vender rápido e muito, faz dinheiro, mas deixa uma bagunça lá atrás no nosso mundão que você, consumidor, já consegue enxergar! Por mais que diga que não, você sente quando vê o mar não tão limpo quanto era, ou quando lê uma manchete no jornal dizendo que uma grande marca foi pega com diversas oficinas clandestinas e com trabalho análogo à escravidão. ESCRAVIDÃO, sim estamos em 2019. Mas se isso não toca o seu coração, se você não se sente mal quando escuta que diversas baleias, aqueles bichos enormes, maior que eu, você e todo mundo estão morrendo por conta do plástico no oceano, esse texto não é para você, talvez esse perfil também não.
A conclusão é simples, se estamos matando bichos daquele tamanho sem querer, em quanto tempo será que os respingos disso tudo não vão cair sobre a gente? (se é que já não estão caindo né?). Quanto tempo mais vamos lidar com as vidas animais com a desculpa de não afetar diretamente as nossas? Quanto tempo mais continuaremos andando sem olhar pra trás? A resposta? Não muito, o planeta não vai deixar ou durar! A hora é agora! Vamos juntxs!
Vídeo
Conteúdo extras
Documentário TRUE COST - Tem no netflix
Fashion Revolution - Movimento mundial que luta por uma moda com mais consciência.
Mode fica - Blog Brasileiro que fala sobre moda e sustentábilidade
Fontes:
Comments